segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Outubro: mês de prevenção do cancro da mama

“Outubro é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama, estimando-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.” (Liga Portuguesa Contra o Cancro)
No dia 30 de Outubro comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Assim, nessa semana afixamos uns cartazes: um deles servia para desmistificar algumas ideias que as pessoas têm à cerca deste tipo de cancro,
outro dos cartazes continha informações gerais, como por exemplo, o número de casos a nível nacional e mundial e, por fim, o último cartaz apelava à realização do auto-exame por parte de todos!!!
O auto-exame é bastante simples e fácil de fazer. E, como diz o povo, mais vale prevenir que remediar. Não corra riscos, faça o auto-exame!
Para terminar, gostaríamos de alertar para o facto de que “o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher” (Liga Portuguesa Contra o Cancro).
Lembrar factos como estes e promover rastreios nunca é demais porque, mesmo estando a viver numa sociedade aberta, temas como este continuam a ser tabu e por causa disto muitas mulheres, que tiveram ou têm cancro da mama, sentem todos os dias na pele a descriminação por parte da sociedade.
Um bom resto de semana para todos!
P.S: Para qualquer dúvida ou sugestão mandem-nos um e-mail.

Bem-vindos ao nosso blogue!

Este blogue foi criado para divulgar e avaliar o nosso projecto intitulado “Um dia pela vida: o cancro e o futuro”. Aqui iremos postar curiosidades, informações importantes, as nossas actividades e reflexões, entre outros.
Como já se devem ter apercebido, o tema do nosso trabalho é o cancro. O cancro é “uma proliferação anormal de células”, como afirma a Roche no seu portal “InfCancro”. É uma doença com grande impacto mundial e que provoca anualmente um número elevado de mortes. Estas devem-se aos tratamentos que por vezes não resultam, ou até pioram a situação do doente, e à inexistência de uma “cura definitiva”.
Gostaríamos de aproveitar o blogue para esclarecer dúvidas que possam existir acerca da temática. Por isso, se tiverem alguma dúvida, informação, curiosidade ou sugestão mandem-nos um e-mail para cancro.futuro@gmail.com. Iremos, dentro do possível, esclarecer as dúvidas e toda a informação que acharmos importante postaremos.
Por hoje é tudo! Fiquem bem e lembre-se “uma longa viagem começa por um passo” (provérbio chinês). Uma boa semana para todos!